O termo home care (traduzido do inglês para ‘cuidado em casa’) já explica, por si só, o significado dessa modalidade aplicada na Saúde.
São serviços indicados para todos os pacientes que tenham uma condição clínica estável e que consigam fazer o acompanhamento em casa. Normalmente, são pacientes crônicos com alguma dificuldade de mobilidade/locomoção e que não estão agudizados.
Ficar perto da família é muito importante durante o tratamento de qualquer doença, uma outra questão, é a liberação e o giro dos leitos hospitalares. Hoje, muitas vezes, os pacientes ficam por longos períodos hospitalizados, mesmo tendo condições de ficar no próprio domicílio.
Mas, é preciso se organizar para receber o home care com qualidade e manter a mesma segurança que há no ambiente hospitalar.
O cuidado que o home care oferece ao paciente inclui:
Embora todos os pacientes tenham direito a um tratamento humanizado e domiciliar, tanto o sistema público de saúde, quanto o privado, não asseguram o atendimento home care, sendo assim quando há a indicação do médico para o Home Care é necessário avaliar cada caso separadamente para saber se o convênio irá arcar com as despesas ou somente o paciente.